sábado, 12 de setembro de 2015

Porque durante a Missa, ficamos assentados em alguns momentos, e em outros nos assentamos?
No Tempo da Palavra na liturgia,  o seu caráter é fundamental e essencialmente, dialogal. 
Deus que fala com seu povo e o povo  responde ao seu Deus. 
Como em toda conversa, é importante saber ouvir e saber falar. 
Dar atenção àquele que fala é prova de amor, de educação e respeito.
Na liturgia Deus nos fala. “Presente está pela sua palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se lêm as Sagradas Escrituras na Igreja”(SC 7).

Como prova de acolhimento àquele que fala e demonstrando disposição em ouvir, nos assentamos. 

Ouvidos atentos, coração aberto, silêncio no coração e na igreja, de olhos fixos no Senhor, ou seja, também olhando para a mesa da Palavra (e nunca seguindo um folheto, liturgia diária ou a própria Bíblia) acolhemos a Palavra do Senhor! 

A ela respondemos com tais atitudes e com a oração do SALMO RESPONSORIAL, sempre intimamente ligado ao que Deus falou na primeira leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário