Porque durante a Missa, ficamos assentados em alguns momentos, e em outros nos assentamos?
No Tempo da Palavra na liturgia, o seu caráter é fundamental e essencialmente, dialogal.
Deus que fala com seu povo e o povo responde ao seu Deus.
Como em toda conversa, é importante saber ouvir e saber falar.
Dar atenção àquele que fala é prova de amor, de educação e respeito.
Na liturgia Deus nos fala. “Presente está pela sua palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se lêm as Sagradas Escrituras na Igreja”(SC 7).
Como prova de acolhimento àquele que fala e demonstrando disposição em ouvir, nos assentamos.
Ouvidos atentos, coração aberto, silêncio no coração e na igreja, de olhos fixos no Senhor, ou seja, também olhando para a mesa da Palavra (e nunca seguindo um folheto, liturgia diária ou a própria Bíblia) acolhemos a Palavra do Senhor!
A ela respondemos com tais atitudes e com a oração do SALMO RESPONSORIAL, sempre intimamente ligado ao que Deus falou na primeira leitura.



Nenhum comentário:
Postar um comentário